"Seu nome materno era Nerwen ('donzela-homem'), e ela atingiu uma altura além da medida até mesmo das mulheres dos Noldor; era forte de corpo, mente e vontade, rivalizando tanto com os sábios como com os atletas dos Eldar nos dias da juventude destes." (Contos Inacabados)
"Relato da querela de Galadriel com os filhos de Fëanor no saque de Alqualondë. Como ela lutou junto com Celeborn. Mesmo assim, foi para o Exílio porque, embora não amasse os filhos de Fëanor, pessoalmente era orgulhosa e rebelde e desejava liberdade." (A Natureza da Terra-média)
Carta 320 - para a Sra. Ruth Austin (25 de janeiro de 1971)
"...mas na verdade Galadriel era uma penitente: em sua juventude uma líder na rebelião contra os Valar (os guardiões angelicais). Ao final da Primeira Era, ela orgulhosamente recusou o perdão ou a permissão para retornar. Ela foi perdoada por causa de sua resistência à tentação final e esmagadora de tomar o Anel para si mesma."
Carta 348 - para a Sra. Catharine Findlay (6 de março de 1973) "último ano de vida de Tolkien"
"Galadriel, como todos os outros nomes de pessoas élficas em O Senhor dos Anéis, é uma invenção minha. Está em forma Sindarin (vide Apêndices E e F) e significa 'Donzela coroada com cabelos brilhantes'. E um nome secundário dado a ela em sua juventude no passado distante porque ela possuía um longo cabelo que brilhava como ouro, mas também era raiado de prata. Na época ela era de disposição amazona e prendia seu cabelo como uma coroa quando tomava parte em feitos atléticos."
Significado de Amazona:
Substantivo feminino
"Mulher valente, guerreira, destemida. Mulher que monta a cavalo."
Considerando também a afirmação de Carl Hostetter (um tolkienista famoso e muito conceituado dentro do meio tolkieniano, e conhecedor profundo da obra de Tolkien, tendo sido amigo próximo de Christopher Tolkien, do qual recebeu permissão especial para publicar textos inéditos e reveladores de Tolkien que se tornaram o livro "A Natureza da Terra-média") de que Galadriel era de fato uma guerreira em sua juventude (antes da Terceira Era) além do fato de que o próprio Tolkien em vida ter descrito ela dessa maneira a chamando de Amazona em uma carta no seu último ano de vida (além de deixar bem claro que ela era uma rebelde e líder da rebelião contra os Valar e que lutou contra Fëanor e seus filhos no Fratricídio, e que os seguiu buscando vingança), assim podemos ver que as intenções de Tolkien eram realmente essas, como ele mesmo escreveu que a sabedoria de Galadriel só se tornou plena e que ela deixou tudo para atrás após conseguir o que buscava, ou seja, poder (o Anel Nenya) e um reino só seu (Lothlórien). E essa imagem é maravilhosa e eu sou apaixonado por ela 😍
Créditos da imagem ao Pinterest
#Eärendil